Governador: não faltarão recursos para auxiliar Santa Catarina
O governador Luiz Henrique reafirmou na noite de sábado (29) o compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que não faltarão recursos e auxílio à população catarinense após as fortes chuvas do último final de semana que já deixaram 110 mortos.
"Conversei com o presidente Lula por telefone há pouco, que me confirmou seu total apoio. O Brasil continua solidário com nosso estado e só tenho a agradecer o esforço e ajuda dos estados vizinhos. Jamais vou esquecer o gesto de vocês", destacou Luiz Henrique durante visita a Coordenadoria de Operações Aéreas da Defesa Civil, com base no aeroporto de Navegantes.
Os estados que auxiliam Santa Catarina são São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná, além da Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança, Força Aérea Brasileira, Marinha do Brasil e Exército Brasileiro.
Relatório apresentado ao governador pelo comandante-geral das Operações Aéreas, tenente-coronel Milton Kern Pinto, registra entre domingo (23), primeiro dia de operação, e sábado (29) 889 vítimas resgatadas com 19 helicópteros que realizaram 293,8 horas de vôo. As aeronaves ainda entregaram 15 mil litros de água e distribuíram 30 toneladas de alimentos em abrigos dos municípios afetados pelas chuvas.
Ainda durante o encontro, técnicos e geólogos dos Institutos de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Geológico, ambos de São Paulo, apresentaram ao governador uma avaliação sobre as condições de solo dos principais municípios afetados pelas chuvas e, por consequência, deslizamentos de terra. Segundo eles, a situação de Luis Alves, região do Morro do Baú, e Blumenau é crítica.